Total de visualizações de página

domingo, 27 de maio de 2012

Músico da Asa Branca já vitorioso no V Festival de Sanfoneiros de Feira Santana

V Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana (BA) - Universidade Estadual de Feira de Santana.




Nosso sanfoneiro Daniel Gomes, juntamente com nosso compositor e diretor musical Roberto Brito e, também, nosso percussionista Saulo Tacio, foram concorrer.




Tocaram "O Andarilho" e "A Morte do Vaqueiro", ambos do Rei Luiz Gonzaga e conquistam o 2° lugar na categoria Sanfona acima de 8 Baixos.


Nosso Coquinho!




E mais premio do Juri Popular como MELHOR SANFONEIRO e DESTAQUE ESPECIAL DO JURI TÉCNICO!!!




A Quadrilha Junina Asa Branca se sente honrada com essa vitória!









quinta-feira, 24 de maio de 2012

EXPOSIÇÃO: o Imaginário do Rei, até 10 de junho

Local: PALACETE DAS ARTES RODIN BAHIA, Rua da Graça, 284, Graça - Salvador.

Visitação: de terça a domingo, das 10h as 18h
de 25 de abril a 10 de junho
ENTRADA FRANCA
Curadoria: Bené Fonteles

Tema 2012: Centenário de Luiz Gonzaga - Eterno Rei do Baião


Luiz Gonzaga do Nascimento(Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950).
Luiz Gonzaga nasceu numa fazendinha no sopé da Serra de Araripe, na zona rural do sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Sua mãe chamava-se Santana. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo.
Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
Antes dos dezoito anos Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região. Foi rejeitado pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, que não o queria para genro e ameaçou-o de morte. Mesmo assim Luiz e Nazarena namoraram algum tempo escondidos e planejavam ser felizes juntos. Januário e Santana lhe deram uma surra ao descobrirem que ele se envolveu com a moça.
Revoltado por não poder casar-se com ela, e por não querer morrer nas mãos do pai dela, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército em Crato, Ceará. A partir dali, durante nove anos ele ficou sem dar notícias à família e viajou por vários estados brasileiros, como soldado. Não teve mais nenhuma namorada, passando a ter algumas amantes ao longo da vida.
Veio depois a sua primeira contratação, pela Rádio Nacional. Foi lá que tomou contato com o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, que usava os trajes típicos da sua região. Foi do contato com este artista que surgiu a ideia de Luiz Gonzaga apresentar-se vestido de vaqueiro - figurino que o consagrou como artista. Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: A mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.
Luiz Gonzaga sofria de osteoporose há alguns anos. Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha "persona non grata" em Juazeiro do Norte) e posteriormente sepultado em seu município natal.
Luiz Gonzaga era Maçon e é o compositor, juntamente com Orlando Silveira, da música "Acácia Amarela". Luiz Gonzaga foi iniciado na Loja Paranapuan, Ilha do Governador, em 03/04/1971. Em 2012, Luiz Gonzaga foi tema do carnaval da GRES Unidos da Tijuca, com o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão", fazendo com que a escola ganhasse o carnaval deste respectivo ano. Fonte: wikipédia

Estamos de volta!!!!

Convidamos todos para assistir ao primeiro concurso de Quadrilhas Juninas de Salvador!!! Concurso Arraiá do Galinho - dias 02 e 03 de junho de 2012. Parque Costa Azul - 14 horas

O ESPETÁCULO JUNINO COMEÇA AGORA !
Ingresso: 2 kg de Alimentos não perecíveis. Troca a partir do dia 27 de maio, no local. Aguardamos toda a comunidade quadrilheira na nossa estréia!!!

A MELHOR DA BAHIA

A MELHOR DA BAHIA
QUADRILHA JUNINA FORRÓ ASA BRANCA