Total de visualizações de página

sábado, 2 de junho de 2012

ARRAIÁ DO GALINHO 2012



Acender fogueira, soltar fogos, saborear comidas típicas e dançar um bom forró. Assim os baianos costumam comemorar a chegada do São João em diversas cidades. A TV Aratu sempre esteve presente nesta grande festa, realizando o evento mais tradicional do São João baiano: o Arraiá do Galinho.

A 23ª edição do Arraiá do Galinho acontece nos próximos dias 02 e 03 de junho, no Parque Costa Azul. Os ingressos para o Palco Arena já estão esgotados, mas quem quiser, ainda pode participar da festa, assistindo às atrações do Palco Concha e da vila junina. Para isso, não precisa de ingresso. É só chegar e se divertir!

O evento conta com uma multiestrutura reunindo shows, concurso de quadrilhas, jogos e atrações infantis, em um ambiente totalmente tematizado. O Parque Costa Azul será transformado em uma grande vila junina, para levar entretenimento a toda família. O mais tradicional concurso de quadrilhas do estado vai acontecer numa área coberta, com arquibancadas especialmente montadas para receber quadrilhas da capital e do interior, resgatando temáticas ligadas à cultura nordestina.

Serão dezoito quadrilhas da capital e do interior que disputam o título da campeã de 2012. As três equipes vencedoras levam uma moto 0km e os melhores nas categorias figurino, coreografia, marcador, conjunto, dançarino e dançarina levam uma TV.

No Palco Arena se apresentarão no sábado (02) as bandas Cangaia de Jegue e Filomena Bagaceira. No domingo (03), será a vez das bandas Estakazero e Trio Nordestino.

Pelo segundo ano, o Palco Concha leva atração para toda a família. No espaço, Tio Paulinho anima a criançada no período da tarde. À noite, muito arrasta-pé ao som de Del Feliz, Daniel Vieira, Sandro Becker, João Almeida, Pra Casar, Seu Malaquias e Forró Sobepoeira.

Antes, durante e depois do evento, uma grande cobertura será realizada com exibição de reportagens, programas especiais e flashes ao vivo para todo o estado, através da TV Aratu, para todo o mundo através do Aratu Online.

Estrutura
No Palco Arena, será montada uma arquibancada na quadra de esportes do parque, onde durante a tarde vão acontecer as apresentações das quadrilhas e a noite os shows. A capacidade do espaço é de 3.000 pessoas.

No Palco Concha, atrações infantis e shows de forró vão animar a família que passarem durante todo o dia pelo Parque Costa Azul.

Uma cidade do interior será montada com decoração típica do interior com gambiarras, bandeirolas, balões e barraquinhas de bebidas e comidas típicas. A cidade do interior também vai contar com um espaço infantil com brincadeiras.

Para atender cerca de 20.000 pessoas que devem participar diariamente do evento serão instalados banheiros químicos e uma ambulância estará disponível para atender qualquer tipo de emergência. Telões serão montados para exibição das apresentações e dos shows.

Todo o parque e proximidades irão contar com segurança particular, apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal para dar total tranqüilidade ao público presente no evento.

Concurso de Quadrilhas
As dezoito quadrilhas serão divididas em dois grupos. O primeiro grupo se apresenta no sábado, dia 02 de junho, a partir das 13h. O outro grupo se apresenta no dia 03, domingo, também a partir das 13h. Durante os 25 minutos de apresentação de cada quadrilha, uma comissão formada por cinco jurados avalia cinco quesitos: figurino, coreografia, marcador, conjunto e acompanhamento musical. São atribuídas notas entre 5 e 10. A quadrilha com a maior somatória das notas ganha o título de campeã e a classificação segue de acordo com o maior número de pontos.

As três primeiras colocadas do concurso ganham como prêmio uma moto e um troféu. Os vencedores nos quesitos avaliados durante as apresentações (melhor figurino, melhor coreografia, melhor marcador, melhor conjunto, melhor dançarino, melhor dançarina, melhor casamento e melhor casal) receberão como prêmio aparelhos de televisão.

Sábado (02/06):
• 13h - Início da 1ª Quadrilha: Girassol do Iguape
• 13h35 - 2ª Quadrilha: Maria Bonita
• 14h10 - 3ª Quadrilha: Arrasta-Pé do Sertão
• 14h45 - 4ª Quadrilha: Forró Tremendão
• 15h20 - 5ª Quadrilha: Aasa Branca
• 15h55 - 6ª Quadrilha: Forró da Amizade
• 16h30 - 7ª Quadrilha: Forró do ABC
• 17h05 - 8ª Quadrilha: Korró-Korró
• 17h40 - 9ª Quadrilha: Forró Quentão

Domingo (03/06):
• 13h - Início da 1ª Quadrilha: Pisada Quente
• 13h35 - 2ª Quadrilha: Balancear
• 14h10 - 3ª Quadrilha: Forró Quadrilhão
• 14h45 - 4ª Quadrilha: Raízes do Iguape
• 15h20 - 5ª Quadrilha: Capelinha do Forró
• 15h55 - 6ª Quadrilha: Forró Balancê
• 16h30 - 7ª Quadrilha: Arrocha o Nó
• 17h05 - 8ª Quadrilha: São Bento do Forró
• 17h40 - 9ª Quadrilha: Forrozada

Histórico
O concurso surgiu em 1989 com o objetivo de resgatar os talentos nas regiões populares da Bahia. Hoje, o Arraiá do Galinho se tornou o maior e mais tradicional concurso de quadrilhas juninas do Estado. Um show de coreografias, música e alegria que atrai participantes da capital e do interior baiano.

A festa já circulou por diversos espaços e bairros de Salvador, tendo sido realizada no Balbininho, no Estacionamento São Raimundo, no SESI Caminho de Areia, no Parque da Cidade, no Wet´n Wild, na Concha Acústica do TCA, em Periperi, no Pau Miúdo, na Mata Escura, levando para os quatro cantos da cidade a alegria e entusiasmo dos quadrilheiros.

Sempre preocupado com a tradição do São João, o Arraiá do Galinho reúne o concurso de quadrilha com apresentações de grupos regionais e atrações ligadas ao forró. Já passaram pelos palcos do Arraiá atrações como Alceu Valença, Elba Ramalho, Flávio José, Falamansa, Calcinha Preta, Genival Lacerda, Trio Nordestino, Adelmario Coelho, Estakazero, Targino Gondim, Cangaia de Jegue, Tio Barnabé, Carlos Pitta, Zé Duarte, Sandro Becker, Cremilda, Marivalda, entre outros.

O pioneirismo da TV Aratu foi reconhecido em 1991, quando foi realizado, juntamente com o Arraiá, o primeiro concurso nacional de quadrilhas promovido por uma emissora de televisão. Mais de cem quadrilhas se inscreveram em todo o país e a finalíssima foi realizada no Ginásio do Balbininho, com 32 quadrilhas.

Ao longo desses 23 anos, o Arraiá do Galinho mudou de nome apenas uma vez. Entre 1989, primeiro ano do concurso, e 1996, a festa era chamada de Arraial do Galo. A mudança foi feita para tornar o evento mais simpático e mais popular

FONTE: http://www.aratuonline.com.br/noticia/85030,arraia-do-galinho-e-a-maior-festa-de-sao-joao-da-capital.html


Nenhum comentário:

A MELHOR DA BAHIA

A MELHOR DA BAHIA
QUADRILHA JUNINA FORRÓ ASA BRANCA